Sobre desenho

"O Desenho é um meio de expressão da cultura, da sociedade, do urbano. Para se alcançar esta significância, antes do gesto do desenhar, há uma depuração, uma percepção do objeto, dos indivíduos, de suas relações, do espaço, dos edifícios e da cidade. O arquiteto percebe o espaço construído, seja pela arquitetura, seja pela cidade. Mas, o que significa perceber o espaço? A percepção não é a representação fiel do real. Ela se dá ao interagir com seu objeto, alterando-o. A percepção é alimentada pelas condições do lugar e do momento.

A leitura do Desenho também pode ser feita pelas características de sua feitura. Nesse sentido, destaca-se o Desenho natural, que, por favorecer a experiência cognitiva da percepção visual e a aproximação intelectual aos fenômenos da ilusão visual, estimula e desenvolve capacidades cognitivas específicas, destrezas corporais e sensíveis, implicadas na representação gráfica mimética da realidade. O Desenho do natural desenvolve a consciência de uma percepção sensorial alimentada pelo contato direto com a realidade."

                                                                                                                                                                                       

VIZIOLI, S.H.T.; MEDEIROS, G. L.; LANCHA, J. J.; CASTRAL, P.C (org.). O Desenho na história: a arte, o instrumento e a mão. São Carlos: Editora IAU USP, 2020.

Comentários